Se foste associado do MAC e és amigo das Artes ou Artista inscreve-te na Associação Forum de Artes Plásticas


Sábado, dia 30 de Abril, pelas 19,30 horas, inauguração no Restaurante Nacional da exposição colectiva de pintura, Coimbra e Outras Imagens - 117ª edição de Arte à Mesa ARTE À MESA “Nós temos que revolucionar o pensamento humano.

29-04-2011 23:40

 

 

 

 

Sábado, dia 30 de Abril, pelas 19,30 horas, inauguração no Restaurante Nacional da exposição colectiva de pintura,

Coimbra e Outras Imagens - 117ª edição de Arte à Mesa

 

 

ARTE À MESA

 

  “Nós temos que revolucionar o pensamento humano. Antes de tudo, a revolução acontece com o homem. Quando o homem é realmente livre, o ser criativo pode produzir algo novo e original, ele pode revolucionar o tempo”. Joseph Beuys  - https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Beuys

 

Arte à Mesa (outrora A Arte Serve-se à Mesa) é uma plataforma de difusão sociocultural, participada fundamentalmente por criadores da Região Cultural de Coimbra, com mais de uma centena de edições (mensais!) levadas a cabo, entre exposições e lugares conviviais de troca de ideias e saberes, e que, em processo, cruzando gastronomia e cultura, vem criando fundas e fortes raízes no Nacional, desde 1999.

 

E a linha de pensamento que é percorrida, em Arte à Mesa,  observa muitas das disciplinas das artes visuais (Pintura, Desenho, Fotografia, Cartoons, Collage / Décollage) consistindo-se, objecto central, na função de dar visibilidade activa a trabalhos de emergentes e/ou de «enjeitados» talentos, nos magníficos espaços expositivos do restaurante, a todos generosa e gratuitamente cedidos, lado a lado com obras plásticas de marcantes e fecundos Artistas de heterogéneas gerações e proveniências.

 

E é na soberania da natureza ambiente do Nacional, restaurante de referência da baixa coimbrã, que ocupa grande parte de um edifício antigo, construído sobre restos e alicerces/estacas de um secular Colégio?! (as águas subterrâneas do Mondego andam por ali), que Arte à Mesa se envolve e age na sua certeza - levar a Arte onde as pessoas estão, ir ao seu encontro, tornando-a assim «substância» de uma recepção colectiva e simultânea, no despertar de desejos e sentidos, fascínios e revoltas, ousando provocar, junto de comensais e visitantes, outras e diversas maneiras de olhar e perscrutar o mundo.

 

 

Colectiva de Maio no Nacional

 

Coimbra e Outras Imagens

pintura

 

117ª edição de Arte à Mesa

Inauguração dia 30 de Abril, pelas 19,30.

Encerramento dia 7 de Maio de 2011

 

11 Artistas

 

ALEXANDE RELVÃO * BRAULIO FIGO * CARLOS CLÉRIGO * CAROLINA MÁXIMA * CATARINA BENTO *FERNANDO COSME * HENRIQUE FARIA * *  JOAQUIM BAPTISTA * MARIA DA GUIA PIMPÃO * RUI CARREIRA * VICTOR COSTA.

 

—————

Voltar